Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

terça-feira

GOIÂNIA ORA PELA UNIDADE PREPARANDO A PRIMEIRA JORNADA ECUMÊNICA DO CERRADO

Reverendo Elias Mayer Vergara, ost*


Como falar em ecumenismo em uma região onde o Catolicismo Romano e o Mundo Evangélico são igualmente predominantes e excludentes? Assim é o Centro Oeste, a terra onde o Cerrado Brasileiro está cedendo cada vez mais lugar para o gado, a cana de açúcar e a soja e a intransigência religiosa.

Mas a força do Evangelho nas palavras de Jesus que nos desafiam ao DIÁLOGO, tem inspirado algumas poucas pessoas a militarem nos caminhos da Unidade. O Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia no seu 8º. ano de existência tem insistido na idéia do ecumenismo, que parte da experiência das pessoas ecumênicas e não das instituições. Nossa vocação ecumênica é pessoal e o senso do comunitário vai sendo construído no diálogo e na afetividade do amor fraterno do grupo. Nosso grupo se constitui em uma comunidade de Amor.

Nos 8 anos de nossa militância dialogal, temos sempre dado muita importância a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, promovida no Brasil pelo CONIC. Neste ano movidos pelo texto de Isaías que propõem a reunificação do Reino do Norte e o Reino do Sul de Israel, fizemos uma bela Jornada de visitação a casa de oração dos companheiros de nossa caminhada. Assim estivemos celebrando com os irmãos e irmãs da Igreja Luterana (IECLB), da Igreja Ortodoxa Siriana, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na Igreja Católica Romana, da Igreja Batista. Fizemos ainda celebrações ecumênicas no Colégio Caminhos para a Libertação, na Casa da Juventude e ainda no Centro cultural Cara Vídeo.

Em todos estes espaços o ecumenismo esteve sendo proposto nas mais diferentes e criativas formas de celebrar. Em todos os lugares por onde andamos testemunhamos nossa experiência de 8 anos de profunda vivência ecumênica, onde temos conseguido colocar em diálogo: Católicos Romanos, Anglicanos, Luteranos, Ortodoxos, Batistas, Assembleianos e tantos outros que se afirmam sem religião ou então em alguma dissidência de sua tradição primária.

Também por onde se ergueu a bandeira ecumênica da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, convidamos a todos a participarem da Primeira Jornada Ecumênica do Cerrado, que vai mobilizar preferencialmente o público jovem nos dias 9 a 12 de outubro de 2009, na cidade de Hidrolândia-GO. Diálogos e Direitos será o tema geral de nossa Jornada. Vamos ser visitados pelo Lema: “Na casa de meu pai há muitas moradas”, numa firme proposição de que no plano do Reino de Deus, a casa é um lugar para todos. Então o exercício ecumênico é fundamental para que possamos habitar todos juntos a casa do Pai. Toda essa proposição de dialogar na busca da consciência dos direitos, ocorrerá no contexto da casa do bioma do Cerrado, tão maltratado pela pujante política do Agro-negócio.

*Reverendo Elias Mayer Vergara, ost (ieab.goiania@terra.com.br)

pelo Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia

pela Coordenação da Jornada Ecumênica do Cerrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato